Medições dos Campos

Realizaram-se várias medições, numas determinou-se apenas a intensidade dos campos magnéticos e elétricos, noutras fez-se isto em função da distância.

Mediram-se vários objetos, como um servidor ou um quadro elétrico. Também se fizeram medições em certos locais, tais como ao pé da biblioteca municipal de Odemira (que se situa no topo de uma culina), carrinhos de choque e vários postes elétricos.

13833349_1274058302634679_359136604_o
Fig. 1 – Ponte de Odemira

 

De modo a conseguirmos obter resultados mais precisos realizamos várias medições no mesmo local/objeto. Como também quando realizamos as medições em diferentes distâncias fazíamos no mínimo 5 medições para cada distância.

Quando estávamos a decidir os locais/objetos que iriamos medir, tentamos escolher aqueles onde pensamos que iriam emitir mais radiação, os locais aos quais nós estávamos mais expostos ou apenas locais/objetos onde tínhamos uma maior curiosidade em saber os valores dos campos magnéticos e elétricos.

Em relação aos objetos, mediu-se a intensidade do campo magnético e elétrico em função da distância. Os resultados das intensidades dos campos em função da distância estão na tabela I

2016-07-29 11.48.51
Tabela I – Resultados obtidos dos campos magnético e elétrico em função da distância 

Nestas medições verificou-se que os campos magnético e elétrico diminuem em função da distância.

Na tabela II estão registrados os valores da intensidade dos campos magnético e elétrico dos locais medidos, onde não foi considerada a distância.

2016-07-29 11.48.25
Tabela II – Intensidades dos campos magnético e elétrico dos locais medidos

Verifica-se que os valores foram mais elevados nas piscinas municipais e nos postes de transformação. Também  na estação de lavagem de carros os valores medidos foram relativamente elevados. Note-se que a noção de que os valores são elevados ou baixos é subjetiva, por exemplo, os valores da biblioteca são elevados comparativamente aos outros valores, mas tendo em conta que as medições dos campos magnéticos estão em nanoteslas, a intensidade dos campos não é elevada.

As medições estão aqui anexadas, se se clicar no link irá se fazer o download do excel onde registamos todos os resultados obtidos.

medições_final

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s