Como se podem medir campos

Para medir a intensidade dos campos magnéticos e elétricos de muito baixas frequências, neste projeto, utilizamos a máquina SPECTRA NF-5010 (fig.1)

received_1262514367122263
Fig. 1 – SPECTRAN NF-5010

Para utilizar este dispositivo deve-se sguir os seguintes passos:

  1.  Antes de utilizar o equipamento (fazer medições) deverá carregar a bateria durante 36 h seguidas, mantendo o equipamento desligado (cf manual pg 52).
  2. Ligar o equipamento, pressionando no botão on/off. O instrumento irá proceder a uma auto-calibração, que poderá demorar vários segundos. Este processo pode ser acompanhado observando o movimento de dois pixeis na parte superior do grafico de barras. Assim que a calibração estiver concluída poderá começar a medir campos magnéticos ou eléctricos.
  3. Pressione o botão CLR: o equipamento já está a efectuar as medições mais comuns!
  4. Para alterar para as medições para 3D deverá usar a tecla 8
  5. Para alterar o intervalo de frequência use a tecla 1 para inserir o valor mínimo e a tecla 2 para inserir o valor máximo, escolhendo com o botão das setas a escala (Hz, kHz ou MHz)
  6. Para alterar o tipo de sensor use a tecla 7 e depois o botão das setas: poderá escolher medir campos magnéticos variáveis (Mag) em três direcções diferentes (XY-Mag, YZ-Mag, ou ZX-Mag) ou eléctricos variáveis (E-Fld)